sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Novos Membros



Ano após ano, muita gente vem ter comigo a perguntar,

« - Catarina/Pipi, tu dizes que toda a gente tem um lugar, um núcleo, grupo na FDL consoante o seu perfil de pessoa. Como é que eu saberei se tenho perfil para a tuna, como é que eu sei que a Barítuna é o meu sítio na faculdade?»

A minha resposta, não podia ser mais diversificada, tão diversificada como a Barítuna é.
Deixo algumas palavras em solto:

MÚSICA*
Esta palavra engloba: quem saiba tocar um instrumento, quem goste de cantar (com mais ou menos voz), quem tenha já alguma experiência musical (coro, banda, conservatório) ou apenas quem queira aprender (voz, algum instrumento).
Mas mais, qualquer um que respire música, não consiga viver sem ela.
Do que seria a Faculdade se ela não pudesse ser cantada?


APRENDIZAGEM*
A Barítuna é uma família (frase por nós dita tantas vezes) e como família, todas nós estamos num espírito de humildade e aprendizagem constante. Esta aprendizagem ultrapassa as nossas vozes e os nossos instrumentos, aprendemos a viver e a conviver para além do Direito, como pessoas com pessoas, desde a mais parecida à mais diferente de nós.

TRADIÇÃO ACADÉMICA*
É a direcção de todo o nosso modus vivendi em tuna e todos os valores pelos quais nos seguimos.
Uma vida em tuna é uma vida que comunga da tradição que nos une ao longo de vários séculos e áreas geográficas enquanto estudantes, seguindo e respeitando todos os seus preceitos e valorações (que vamos aprendendo a partir do 1º dia que pisamos o solus da Barítuna)


AÇORES / ESCUTEIROS*
Bem estes últimos são grandes indiciadores que a Barítuna certamente é o teu sítio.
(Eu sou do Porto) Facto é, actualmente, mais de metade dos nossos membros activos são dos Açores. O que não quer dizer que não haja espaço para toda a área continental (a que me insiro) Madeira e a nossa própria Lisboa incluída, diz-se que os estudantes desterrados se encontram na nossa tuna. Eu tendo a concordar.
Outra das descobertas que há pouco concluímos (graça mater Mofa e absinta também) é a doutrina que a Tuna é a continuação universitária de todos que são ou já foram escuteiros xD. Após investigação, os dados revelados é que quase todas nós já fomos escuteiras (substituímos o nosso lenço pela nossa capa).

*Requisitos não cumulativos


Em suma, se és rapariga, respiras e és boa pessoa, o teu lugar na faculdade É A BARÍTUNA!
Aceitamos toda a gente que toque um instrumento, queira aprender a tocar um, tenha gosto por música e tenha espírito (única coisa que não conseguimos ensinar embora seja contagiante) !
Para seres aspirante a Barítuna basta vires assistir a um ensaio nosso. Temos ensaio todas as Segundas e Quartas às 18:30 (a começar dia 19). Qualquer dúvida, contacta-nos, teremos gosto em responder a qualquer dúvida: barituna.tffdul@gmail.com



Sem comentários: