segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Rúbrica "Também eu um dia entrei para a Barítuna" I

Era uma vez a minha pessoa há 2 anos atrás.
Vivia muito triste e amargurada por não pertencer à Barítuna.
Todos me diziam "Epah, Tunas é que é Sofia, não sabes o que perdes. É tão giro. As actuações, as praxes, o espirito, tocar e cantar, tens de experimentar!"

Já andava eu na FDL há um ano e ainda não tinha entrado em nenhum ensaio da Barítuna. Será que podia? Será que me iam aceitar? Será que me iriam ajudar a tocar alguma coisa, já que eu não tocava nada?

Um dia enchi-me de coragem e lá entrei por aquela porta dentro e nunca mais fui a mesma. Encontrei Veteranas e Barítunas muito simpáticas dispostas a ajudar-me e a integrar-me no grupo. Deram-me a alcunha de Fifi, fizeram-me uma mini audição para aferir qual o meu timbre (cantei o atirei o pau ao gato) e disseram que eu era aguda. Perguntaram-me qual o instrumento que gostaria de tocar. Respondi cavaquinho. Começei logo a ir ao ensaios de cavaquinhos com uma Veterana que em Maio escolhi para Madrinha. Disponibilizaram-me as letras e os acordes, fui aprendendo a voz nos ensaios com a ajuda da ensaiadora. Em Dezembro fui investida em Serva e começei a usar o traje de prisioneira às riscas como manda a praxe. Todos se metiam comigo e com as minhas manas e perguntavam o porquê de estarmos assim. Tive a minha primeira actuação no Bar Velho da Faculdade e a tocar. Estava muito nervosa e foi muito bom. As Veteranas eram muito originais nas praxes que nos faziam e adoravam mandar-nos inventar músicas para cantarmos antes das refeições (sempre sem talheres).

Em Abril tive ao meu primeiro festival, em Coimbra, a convite das Fãns e em estreia absoluta como solista. Foi espectacular, ganhámos o prémio de Melhor Instrumental.

Em Maio fui investida em Estrangeira e começei a usar o traje que já tinha ido comprar com as minhas manas e Madrinha. Já tocava as músicas todas.

Novembro foi o mês do Festival e foi um orgulho tremendo tocar e cantar para os amigos e familia, representar a instituição e a Tuna que já me dizia tanto.

Em Dezembro deixei de ser caloira.

Olho para esse ano e tenho a certeza que não o poderia ter vivido de outra forma. O que passei e aprendi, com pessoas que começaram a fazer parte da minha vida, que estiveram lá quando as aulas começaram a apertar, para aconselhar e ajudar, para rir e para gritar, para ajudar a esquecer o curso que é duro e mostrar que a vida é tão rica e tão mais que as notas e o ir à aulas. A partilha, o trabalho em equipa, o respeito à tradição e à hierarquia, transmissão de conhecimentos e a passagem do testemunho de quem vai para quem fica, tudo isto é real na Barítuna.

Resumindo e concluindo, tornei-me numa pessoa melhor. Ficou muito para dizer, muitas histórias e muitas fotografias, muitas actuações, muitas piadas e muitas reuniões sérias. Mas para saberem mais têm de bater à porta nos dias de ensaio. Vão ver que vale a pena.


Passo a palavra às minhas manas, caloiras e Veteranas que se queiram juntar à rubrica.


Fifi

7 comentários:

Unknown disse...

minha linda e foste uma caloira exemplar, que aprendeste muita coisa, levaste muito nas orelhas e cresceste muito enquanto barituna e hoje garanto-te que tens o respeito de muito gente. parabens por todo o teu percurso espero que continues sempre assim no bom caminho... tenho muito orgulho em ti, bjs

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Maria disse...

Fifi, adorei esta nova rubrica aqui no nosso BLOG..!! O teu post arrepiou-me a mim e decerto a todas nós Baritunas , isto porque todas nós nos revimos nesta tua exposição , tão sincera e tão transparente!!
Ser BARÍTUNA, é sem dúvida uma maneira de estar e de ser única, não é para qualquer uma!!E tu GAJA tens PERFIL!! tens garra, empenho e muita motivação!!
Continua assim!!
Beijihnos
Febra

Sofia Paixão disse...

Um beijão enorme para Ti Belita, que fazes tanta falta. Cuida bem de ti =)

fifi

Sofia Paixão disse...

Outro para ti Lena que "sem ti o cavaquinho fica tão sozinho, lalalala" LOL =p

Fifi