sábado, 13 de outubro de 2007

"Também eu um dia entrei para a Barítuna - III "

xácara 2006
Investiduras 2007


Pois é, parece que chegou a minha vez de escrever nesta rúbrica tão engraçada e especial.
E foi assim: no ano de 2001, andava eu no 2º ano de Direito, quando surgiu numa daquelas típicas conversas no Bar Velho: então que tal irmos aos ensaios da Tuna? Eu não fazia a mínima ideia que existia uma tuna feminina , e nunca as tinha visto a actuar!! Então pensei: vou lá só pra ver e para acompanhar as minhas colegas...e fomos, quando lá chegámos elas andavam muito stressadas porque estavam a organizar o Xacara e tinham uma data de actuações agendadas, e não nos deram muita atenção!! Mas nós não vacilámos e continuamos a ir aos ensaios, muito envorganhaditas e tímidas....Também fiz a típica audição: cantei a "Laurindinha", e escolhi 2 instrumentos: a pandeireta e o cavaquinho... a pandeireta não deu muito resultado pq me perdia muito no ritmo, o cavaquinho foi bem mais fácil: já agr Obrigado madrinha pelo que me ensinaste!!
Quando entrei éramos muitas caloiras, mas só ficámos 4 nesse ano: as Digníssimas veteranas: Sofia, Maria e Elisa...e como éramos poucas ficamos sempre muito unidas, uma união de verdadeiras irmãs!! DIVERTIMO-NOS IMENSO durante o nosso percurso na tuna, soubemos crescer, ensinar e preservar o verdadeiro espírito de tunante, instauramos a" AUTO PRAXE"!! Conhecemos centenas de pessoas, dezenas de lugares, fomos á Madeira, ao Porto ,a Coimbra, a Santarém e de todos esses lugares trouxemos MAGNÍFICAS recordações que ficarão para sempre guadadas nos nossos corações!!
Ao longo destes anos todos, a tuna foi para mim, um aconchego, uma familia ,onde partilhamos, risos, histórias, amizades,choros, confidências,afectos, etc etc....
Este ano ,faço 7 anos de tuna, e digo com toda a humildade que não me arrependo nem por um segundo de ter entrado para a BARÍTUNA !!!!
Saudações académicas
"Febra"Lena


5 comentários:

Pipoca disse...

Está muito bonito e muito apelativo a quem pretenda ingressar na Barítuna!

Partilho de muito do que está aqui escrito, e em breve deixarei também o meu testemunho. Falta no entanto referir um marco histórico no teu percurso enquanto Barítuna que é grave teres-te esquecido de contar aos leitores... :P

bjs da afilhada ciumenta!!

Unknown disse...

oi minha linda lena!!
sei que o tempo passa depressa, mas tenho de fazer uma correcção e por isso peço desculpa,meu amor tu entraste em 2000 pa tuna!! como é que eu me poderia esquecer, se em 2001 entrei eu pa faculdade e pa tuna e tive a felicidade de entrar pa tuna e ctg partilhar tantos momentos.
adorada mana, mtas saudades... beijo grande...

Maria disse...

Ahhhh pois é , tenho de fazer uma adenda ao meu post: Eu entrei pra tuna em 2000( obrigada Belita pela correcção) e já agora ,no ano passado a minha querida Pipoca pediu me para ser Madrinha dela...E eu fiquei muito contente e comovida com o pedido!!!
ADORO-TE AFILHADA QUERIDA!!
Continua assim porque eu de perto ou de longe seguirei os teus passos com muito carinho!!
Ahhhh e mais uma coisa a BELITA... agora a nossa "brasileirinha ", ganhou o estatuto de minha "mana de Sangue", porque mostrou provas mais que suficientes para pertencer á IRMANDADE, inclusivé a AUTO PRAXE!! lembras-te Belita?!

bEIJINHOS pra todas
Febra

PS: A razão pela qual eu me chamo Febra fica pra próxima....

Anónimo disse...

Febra não, por favor não, ou pelo menos avisa as pessoas que se comeram recentemente não leiam :P

xofia (flauta) disse...

Um dia foram gritos, lágrimas e sorrisos, no outro deixei-te esta musica:

- Não quero que vás às festas, nem que bebas sozinha, só quero que me acompanhes ó minha maninha,
num dia em que eu brindar.

- Num dia em que eu brindar, não te vou deixar sozinha, não quero que vás às festas, ó minha maninha, nem que bebas sozinha.

No Porto (ano de 2003).

Isto e muito mais era a autopraxe, a sensação de estarmos perto, estando longe, porque tinhas a certeza que na hora h, tinhamos, uma mana para nos defender.

A autopraxe é o espirito de sacrificio, que faziamos por todas, pelo grupo, porque mesmo sabendo que ia espantar os rapazes, cuspida com o teu vinho, o que importava era a vossa aceitação.

E este espirito gerava festa, agitação, conspiração atraia tudo e todos para a nossa beira e tornava-nos as guerreiras ivencíveis e imparáveis no submundo académico - o mundo das tunas!

Quem me dera repetir!

I LOVE YOU